Páginas

domingo, 13 de dezembro de 2009

Que correria!!!...

Final de ano é assim: exames finais, provas, notas, livros,
Correções, livros, amigo secreto, correções, abraços, digitação de notas,
Choradeira, correções, pizza com a turma de francês, provas,
Digitação de nota, plano de viagem, livros, filha no ballet, notas,
Correções, presentes, correções, só um décimo,  filha aprovada na escola,
Dois décimos, aprovação, aprovação no doutorado, Alegria, mulher Grávida, correções, batimentos
Choradeira, reprovação, provação, pulos, gritos, aprovação! Nem pude festar ainda!

Ovação, provação, reprovação, aprovação, comprovação, provação!

Alt+F4

Ponta Grossa mais europeia??????

Hoje vi algo que me fez pensar... tive a impressão de que a maioria de nós brasileiros continua achando que somos menores (Ade que é!!!). Continuamos cultuando as coisas da metrópole, continuamos colônia. A propaganda que vi hoje no Shopping Palladium de Ponta Grossa só pode fazer sentido num mundo em que as pessoas querem cada vez mais estar perto de um ideal de cidade, cultura e de língua.

A propaganda era do Centro Europeu e dizia algo assim: Ponta Grossa está ficando um pouco mais européia. Centro Europeu.


Note que a expressão "um pouco mais" deixa implicita nossa europeidade, que deve ser menção aos nossos conterrêneos, alemães, holandeses, poloneses, ucranianos e por aí vai. Mesmo assim, não justifica!!

Não estou discutindo a qualidade do Centro Europeu. Mas porque não investir numa propaganda que traga para o centro do discurso algo como crescimento profissional, qualidade, seriadade, tradição, reconhecimento, sei lá! Porque justamente a imagem de seu próprio nome? Será pelo vínculo a uma crença de que tudo que é de lá seja melhor do que aqui? Porque Ponta Grossa não pode ser simplesmente melhor porque agora também tem Centro Europeu?

Como morador de Ponta Grossa há pouco tempo, o que precisamos aqui é de mais profissionalismo, politização, amor a cidade, educação, cordialidade, educação no trânsito e... Ponta Grossa deve ser mais ponta-grossense! Mais paranaense, mais brasileira! 

Apesar da população ter influências européias, também temos aqui, americanos (do sul e do norte), africanos (descendentes e estrangeiros), asiáticos etc. Por que só a Zoropa, então?


Alt+F4

domingo, 6 de dezembro de 2009

Doutorado à vista!

Caros leitores, sei que devo esta pra vocês!
Esse não é exatemente um blog pessoal, porém devo dizer: ESTOU SUPER FELIZ!!!
Como nas últimas postagens, em que eu dizia que coisas boas estão acontecendo, pois é, aconteceu! Acontenceu bem melhor do que eu mesmo esperava!
Todos os c-comandos, last resort e mesmo Deus me ajudaram muito. Fui aprovado na seleção de Doutorado da UFPR!
Eu e mais 4 formalistas! 5 formalistas em 12 aprovados, é um bom número. Destes, três são gerativistas e uma não é assim gerativista, mas dialoga muito bem, pois ela estuda G.Categorial. Nossa!!: a Pós vai estar bombando!!! Vai ser bem melhor que o mestrado!

Abraços a todos! Obrigado pela torcida!

Obrigado Leo pelo apoio!!!  Seus parabéns chegaram antes mesmo de meu blog sair!

Alt + F4

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Falando com os pares...

E torcendo por mim!

Que todos os 'last resorts', 'c-comandos' me ajudem! Espero que nenhuma derivação concorrente, nem mesmo a operação 'procrastinate' me atrapalhe! Estou aqui, nessa derivação, com meu traço de doutorado não checado, pior é que esse é um traço não interpretável em LF. Traduzindo, na academia, se você não checar seu traço 'doutorado concluído', você não é visível para a computação!

Pirar é preciso...

ALT+F4

Coisas boas acontecem sim!!!

Apesar de meu último post, coisas muito boas vêm acontecendo.  Estou conseguindo dar passos importantes na minha carreira.

Aliás, além desses passos importantes, outro está por vir (tomara!!!). Estou querendo viver o que vive uma amiga de área, blogueira, linguista, gerativista, loira e gaúcha.

Ela esteve ralando nesses dias com sua qualificação, estressada, pressionada por infinitos outros compromissos a que é submetida uma doutoranda. E nós aqui, acompanhando tudo de longe, mas com uma vontade louca de também estar lá!  Pois então, se eu fizer um bom trabalho amanhã... será a minha chance!

ALT+F4

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Desinteresse...

A pior coisa na vida de um professor de português é lidar com estudantes que acham que sabem tudo.  Onde será que erramos no ensino fundamental e médio? O que leva as pessoas a acreditar que elas não precisam saber mais nada de escrita, leitura e análise linguística ?

Trabalhar com turmas de outros cursos (que não seja de letras) é uma das piores experiências pelas quais já passei! Descomprometimento, desinteresse, apatia, desrespeito... 

Em parcela menor isso também acontece no curso de Letras. Sempre há alunos que estão no curso, sem saber se é isso mesmo o que querem. Não tem maturidade, vivem a paranóia da nota e da frequência. Na aula, há sempre um assunto mais interessante para trocar com o colega. E você lá se virando e mil para trocar em miúdos coisas que envolvem detalhezinhos complicados... e meia duzia (de 35) ouvindo! Pro inferno!!!

Estou à beira de um Doutorado...
Tenho mestrado!
... me sinto ninguém!

Alt+F4

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Às minhas amigas pós-graduandas...

Já que blogar tá difícil por aqui, decidi usar este post para homenagear minhas amigas doutorandas e mestrandas, mulheres, cujos predicados são nada secundários... (melhor não dizer mais nada, se não, no próximo evento de linguística, posso ser perseguido!)

10/19/09 PHD comic: 'Babies'
















Ah! e tem mais este! Aliás, recomendo o site!




Quem escreve uma tese com uma pressão externa desta?
E as pressões do self?

Fui....
Alt+F4!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Esse blog não bloga!

Olá, leitores!

Blogar é bom, blogar é legal. No entanto, confesso: blogar nestes dias não está sendo fácil!

Apesar disso, acredite: esse blog não morreu!

Blogar não é preciso, mas é necessário! :-)

fui...

alt+f4

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Coisas interessantes do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Olá, Leitores!

Como a ortografia de nossa língua é objeto de lei, por que não curtir o fato de que coisas interessantes surgem com ele?

Antes escrever "económico" com acento agudo era errado no Brasil e certo em Portugal, por sua vez, "econômico" era exatamente o inverso. Agora, valem os dois... eba!! :-)

Outros casos:

econômico/económico
acadêmico/académico
fêmur/fémur
bebê/bebé
forma/fôrma
colónia/colônia


Delícia! Se meus alunos me perguntarem qual a forma correta (se com acento agudo ou circunflexo), não terei dúvidas: tanto faz!!!

Apesar de a tendência ser a de manter o que sempre fizemos, nada impede de usar a outra forma, que agora é válida em toda a lusofonia! Claro!... desde que o acordo 'pegue'.

Para saber mais, veja a coluna de Carlos Alberto Faraco em www.cbncuritiba.com.br

Abraços!

ALT+F4

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Conhecimento é um bem público: "A gramática da frase em português" de Gabriel Othero (acabou de "sair do forno")

Olá, leitores!

Na direção do que aponta o título de mais este blog, Gabriel Othero, bem como a editora da PUC-RS, colocam a disposição dos interessados mais um livro on-line, cujo download é gratuito. 

Apesar do conhecimento ser um bem público, devemos respeitar a criação do autor, seu trabalho seu empenho, e sempre fazer as devidas citações e menções quando utilizamos, copiamos parafraseamos trechos de trabalhos alheios.

Para quem quiser fazer o download e ler/estudar, abaixo segue a mensagem do próprio autor (fiz o famoso ctrl+c e ctrl+v). Essa mensagem fora publicada no fórum do GT de Gramática da ANPOLL.

Tenho certeza de que atitude como essas contribuem para democratização do conhecimento científico de ponta.

Aliás, pensando em pesquisa de ponta e no quanto temos a fazer, tomo a liberdade de ctrl+c do livro em questão e de ctrl+v aqui a citação que Gabriel Othero (o que lhe serve de epígrafe)  faz de Perini(2003):

Para quem gosta de certezas e seguranças, tenho más notícias: a gramática não está pronta. Para quem gosta de desafios, tenho boas notícias: a gramática não está pronta. Um mundo de questões e problemas continua sem solução, à espera de novas idéias, novas teorias, novas análises, novas cabeças. Perini (2003: 85)

Concordo plenamente, a gramática (leia-se teoria gramátical) não está pronta! Que beleza! 
"Vamu' moçada, tem muito o que se fazer!"

Parabéns, Gabriel!

Alt+F4

Ah! Leitor! Leitor, psiu!!! vc está aí???... Então!...  o link segue abaixo! Sei que vc está louco pra ler!!!  :-)
-------------------------------
Terça-feira, 26 de Maio de 2009 15:20

Pessoal.
 
Acabo de publicar o livro "A gramática da frase em português. Algumas reflexões para a formalização da estrutura frasal em português" (160 p.) pela Editora da PUCRS.
 
O livro está em formato digital e se encontra disponível gratuitamente para download direto da página da Edipucrs: http://www.pucrs. br/edipucrs/ online/index. htm
 
Um abraço a todos,
 
Gabriel de Ávila Othero
---------------------------------------------------------

Referência citada neste blog:

PERINI, Mário A. Sofrendo a gramática. 3ª edição. São Paulo: Ática, 2003.

Ah! 

Alt+F4 

(Pra fechar de vez!)

domingo, 10 de maio de 2009

Acordo ortográfico! ou Desacordo?

Olá leitores!

Aproveitemos o oportunidade que o cyberespaço (ou seria cyber-espaço?) nos oferece: reflitamos!

Noutro dia, acredito que mais ou menos quando da euforia do lançamento do VOLP (aquele livrão caro com a ortografia oficial língua portuguesa, atualizada!), estive com uma pergunta na cabeça: por que diabos a Academia Brasileira de Letras vai lançar esse bendito dicionário? E a Academia Portuguesa e a dos outros países? Não cheguei a formular melhor estas perguntas. Mas algo me soava estranho, uma vez que se o objetivo era unificar, como pode um único pais, lançar o seu "livrão" da ortografia atualizada do português? 

Hoje encontrei ressonância ou, melhor, uma manifestação clara e bem fundamentada do que eu tinha pensado superficialmente. Cheguei a perguntar para alguns colegas, em momento de ingenuidade, como e quando os outros países, fariam com a publicação de seu VOLP?...  

Então, caros leitores, para uma opinião bem elaborada sobre isso, sobre o unilateralismo da decisão da ABL de publicar seu próprio dicionário, e sobre os problemas que isso pode trazer sobre o acordo, veja a coluna de Carlos Alberto Faraco no portal da CBN de Curitiba (clique aqui). Outros aspectos interessantes, os quais e eu não tinha sequer pensado, também são tratados pelo autor. Veja-se, por exemplo, a relação poder público e norma ortográfica.

Abraços!

Alt+F4

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Motivação 5% ou 95%, de que lado você está?


Caros leitores,

Vale a pena dar uma olhada no blog abaixo e ler esta mensagem:




Abraços


Alt+F4

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Fichamentos

Não sei por que, mas este tema sempre volta a minha cabeça e ao meu trabalho. Estive então pesquisando sobre isso e, principalmente, sobre como fazer fichamentos no computador. Acabei achando uma apresentação em powerpoint (.ppt) de que gostei muito e gostaria de indicar a meus leitores cujos os interesses se voltam as formas de se melhor estudar:

http://www.slideshare.net/andreluisbrito10/fichamento-presentation

Não só vale a pena checar o link acima, como também conhecer o site slideshare.

Abraços

Alt+F4

Para inspirar o dia, Vinícius

Já que as palavras não surge aqui neste blog... o jeito é trazer (ctrl+c e ctrl+v) as palavras de outros, outros nem tão outros assim:

A vida é pra valer
A vida é pra levar
(Vinícius de Morais)

Alt+F4!!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Word 2007 – como ferramenta pra postar no blog!!!

Olá, Leitores!

Hoje descobri que posso utilizar o MS-Word para publicar no Blog, isso me dá uma liberdade de poder fazer tudo diretamente de minha máquina, sem problemas e sem dificuldades... vamos testar!!!

Abraços todos!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Aos esperantistas en E-o!!!

Ho, mi neniam uzis esperanton cxi tie, tamen, eble, kial ne, iam estos interesa uzi la lingvon internacian!!!
Kara, Lecxjo! tio ja estas al vi! Salutegon el Ponta Grossa!! kaj de jam mi diras: la pordo estas malfermita al verda kafo!!!

me mudei pra Ponta Grossa!

O bom de se ter um blog vem do fato de podermos saber o que escrevemos há algum tempo. Eu, por exemplo, disse que voltaria pra contar por que me mudei para PG. Pois é... cá estou! Antes porém um parêntese(ou seriam parenteses?)...sei lá, vamos ao perentese que interessa: ( aos normativista de plantão, gostaria de dizer que resolvi ignorar a regra de uso dos pronomes átonos, já que ela não existe de fato na Língua Brasileira) fecha parentese!!!

Mais ou menos por volta de novembro do ano passado, descobri que havia uma seleção na UEPG pra Prof. Colaborador, isto é, professor não efetivo. Resolvi fazer, fiz prova escrita e didática... e passei!!! Resultado: tive de me mudar pra cá, porque vir de Curitiba toda semana seria difícil e também, porque adoro novos ares!!

Em minha vida pontagrossense (deve ser esse o gentílico), já fiz alguns turismos; pois é... aqui tem muita coisa legal pra se ver... que ótimo!

é issu!!! :-)

quinta-feira, 26 de março de 2009

Mudei-me pra Ponta Grossa

Olá, Leitores!
Sei que há alguns meses não apareço, não dou "as caras", não digo nada, não teorizo e não falo de língua, não falo do que falaria. Entres os assuntos que quero tratar estão sintaxe, semântica das língua naturais, linguistica em geral e, por que não, uma baboseira decente de vez em quando.
Entretanto, a todos minha promessa de que logo volto a esses assuntos, e que também volto pra contar como vim parar em Ponta Grossa!
Abraços