Páginas

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Conhecimento é um bem público: "A gramática da frase em português" de Gabriel Othero (acabou de "sair do forno")

Olá, leitores!

Na direção do que aponta o título de mais este blog, Gabriel Othero, bem como a editora da PUC-RS, colocam a disposição dos interessados mais um livro on-line, cujo download é gratuito. 

Apesar do conhecimento ser um bem público, devemos respeitar a criação do autor, seu trabalho seu empenho, e sempre fazer as devidas citações e menções quando utilizamos, copiamos parafraseamos trechos de trabalhos alheios.

Para quem quiser fazer o download e ler/estudar, abaixo segue a mensagem do próprio autor (fiz o famoso ctrl+c e ctrl+v). Essa mensagem fora publicada no fórum do GT de Gramática da ANPOLL.

Tenho certeza de que atitude como essas contribuem para democratização do conhecimento científico de ponta.

Aliás, pensando em pesquisa de ponta e no quanto temos a fazer, tomo a liberdade de ctrl+c do livro em questão e de ctrl+v aqui a citação que Gabriel Othero (o que lhe serve de epígrafe)  faz de Perini(2003):

Para quem gosta de certezas e seguranças, tenho más notícias: a gramática não está pronta. Para quem gosta de desafios, tenho boas notícias: a gramática não está pronta. Um mundo de questões e problemas continua sem solução, à espera de novas idéias, novas teorias, novas análises, novas cabeças. Perini (2003: 85)

Concordo plenamente, a gramática (leia-se teoria gramátical) não está pronta! Que beleza! 
"Vamu' moçada, tem muito o que se fazer!"

Parabéns, Gabriel!

Alt+F4

Ah! Leitor! Leitor, psiu!!! vc está aí???... Então!...  o link segue abaixo! Sei que vc está louco pra ler!!!  :-)
-------------------------------
Terça-feira, 26 de Maio de 2009 15:20

Pessoal.
 
Acabo de publicar o livro "A gramática da frase em português. Algumas reflexões para a formalização da estrutura frasal em português" (160 p.) pela Editora da PUCRS.
 
O livro está em formato digital e se encontra disponível gratuitamente para download direto da página da Edipucrs: http://www.pucrs. br/edipucrs/ online/index. htm
 
Um abraço a todos,
 
Gabriel de Ávila Othero
---------------------------------------------------------

Referência citada neste blog:

PERINI, Mário A. Sofrendo a gramática. 3ª edição. São Paulo: Ática, 2003.

Ah! 

Alt+F4 

(Pra fechar de vez!)

2 comentários:

Língua Portuguesa disse...

Boa noite Marcos.
Voce me autoriza colocar tua reportagem sobre coisas interessantes de lingua portuguesa no meu blog para que meus alunos leiam??
Meu blog é profdeboracassia@gmail.com.
Desde já agradeço atenção
Débora Cássia

Marcos Carreira disse...

Débora,
Só hoje, anos depois vi seu pedido. Espero que tenhas usado o post. Pode usar sim... apenas referencie este blog e tá tudo certo!
Abraços