Páginas

domingo, 13 de dezembro de 2009

Ponta Grossa mais europeia??????

Hoje vi algo que me fez pensar... tive a impressão de que a maioria de nós brasileiros continua achando que somos menores (Ade que é!!!). Continuamos cultuando as coisas da metrópole, continuamos colônia. A propaganda que vi hoje no Shopping Palladium de Ponta Grossa só pode fazer sentido num mundo em que as pessoas querem cada vez mais estar perto de um ideal de cidade, cultura e de língua.

A propaganda era do Centro Europeu e dizia algo assim: Ponta Grossa está ficando um pouco mais européia. Centro Europeu.


Note que a expressão "um pouco mais" deixa implicita nossa europeidade, que deve ser menção aos nossos conterrêneos, alemães, holandeses, poloneses, ucranianos e por aí vai. Mesmo assim, não justifica!!

Não estou discutindo a qualidade do Centro Europeu. Mas porque não investir numa propaganda que traga para o centro do discurso algo como crescimento profissional, qualidade, seriadade, tradição, reconhecimento, sei lá! Porque justamente a imagem de seu próprio nome? Será pelo vínculo a uma crença de que tudo que é de lá seja melhor do que aqui? Porque Ponta Grossa não pode ser simplesmente melhor porque agora também tem Centro Europeu?

Como morador de Ponta Grossa há pouco tempo, o que precisamos aqui é de mais profissionalismo, politização, amor a cidade, educação, cordialidade, educação no trânsito e... Ponta Grossa deve ser mais ponta-grossense! Mais paranaense, mais brasileira! 

Apesar da população ter influências européias, também temos aqui, americanos (do sul e do norte), africanos (descendentes e estrangeiros), asiáticos etc. Por que só a Zoropa, então?


Alt+F4

Nenhum comentário: