Páginas

sábado, 22 de novembro de 2008

Não dá nada!...

Olá, Leitores!

Estou mesmo precisando escrever alguma coisa, porém final de ano, na profissão de professor, sempre traz muitas coisas para fazer, tais como fechar notas, trabalhos finais, quem passa quem não passa, porquês. Vira um correria.

Sem falar na tristeza que o processo gera, quando você vê que seu trabalho será ignorado por normas do sistema, que perpetua a irresponsabilidade por parte dos alunos, que mais um ano sem fazer nada, sem se interessar, serão promovidos! O pior disso é que os bons alunos percebem que os que não fazem nada continuam sendo contemplados com a aprovação e progressão nos estudos, como eles... Isso faz com que parte deles também relaxe e se desestimule.


Em uma palestra em que estive há alguns dias, a palestrante nos perguntou qual nosso projeto de sociedade e, em seguida, no esclareceu como essa questão deve nortear nosso trabalho. Entretanto, ficou claro para mim, que o nosso projeto de sociedade não se realiza, pois o que vejo é somente o estímulo desse mal comportamento das nossas crianças! Estamos criando a cultura do 'não dá nada'!

Tomara que eu esteja enganado... devo estar!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O conhecimento é parcial!

Uma vez que o que sabemos ou conhecemos é incompleto, temos grandes chances de estar errados. Por isso, gostaria de deixar claro desde já que as conclusões, afirmações feitas neste site podem sim estar erradas e por isso é que busco construir um espaço para a discussão.

Quem perceber um erro ou outras formas de ver determinado assunto, sempre pode criticar e apontar minhas falhas. Isso pode ser feito de muitas formas e a melhor delas é o caminho da polidez, sem que isso signifique usar de eufemismos. Todos podem ser claros e diretos, mas sem desmerecer quem quer que seja.
---------------
Nota: estou escrevendo um artigo para divulgar minha dissertação!

The blogs I follow!

Hoje incluí aí na lateral, alguns blogs que tenho acompanhado. Para quem gosta de um pouco de filosofia e poesia, pode seguir o 'vivogaja' (algo como Vida Alegre) de Leonardo Janz, para quem gosta de lingüística, pode seguir o 'formalivre' (lembra algo da morfologia) de Emmanuel Quadros.

Ambos são bons por diferentes motivos. Gosto especialmente do texto que Eduardo coloca sobre constituintes. Trata-se de um texto muito bom, básico para quem se inicia nos estudos lingüísticos e precisa desenvolver a noção de constituência. Recomendo.

O 'vivogaja' traz muito de filosofias, poesias e desenvolmento sutentável... Leonardo Janz é um Esperantista... qualquer hora dessas proponho a ele um blog em esperanto.. bah!! Kial ne?

Vou adicionar outros blogs aí!! Alguns em inglês de uns figurões da lingüística.