Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Sentido e referência

Um dos pontos básicos para se estudar semântica é entender qual a diferência do que chamamos de sentido e do que chamamos de referência. Apesar de alguns colegas acharem isso bastante simples, não acho que seja. Pelo menos não foi tão simples para mim.

No livro Semântica de Gennaro Cherchia, uma passagem deixa isso bem claro. Na verdade, nessa passagem o autor fala de indicialidade e vagueza; no entanto, trata-se de um ponto para lá de ilustrativo no que se refere ao tema deste texto. Asssim, podemos verificar a diferença entre referência e significado(sentido) observando os pronomes pessoais. Conforme o autor, "eu pode se referir a muitos indivíduos diferentes" e sua "interpretação requer que identifiquemos certos elementos do contexto de uso"; porém, "o significado de eu é sempre perfeitamente determinado: trata-se do falante"(Cherchia, 2006, p. 65). Eureka!!! Conforme o autor, o mesmo acontece para expressões indiciais (expressões que tem um 'dedo' apontando para o mundo, para o contexto, ou para um individuo x dado pelo contexto...) como aqui e portanto, lá, ele, você etc.


Assim, o elemento 'eu'  é igual a 'aquele que fala',   mas 'aquele que fala' será o indivíduo no mundo, ou numa dada situação que efetivamente fala naquele momento. Uma vez será o Marcos, outra o José... etc!

Outros exemplos de contrastes que podemos estabelecer para deixar mais clara essa diferença (sentido x referência), pode ser feita com os pares de expressões abaixo:

a) Curitiba fica no leste do Paraná
b) A capital do Paraná fica no leste do Paraná

Tanto em (a) quanto em (b), a referência é a mesma, mas o significado veiculado pelas duas sentenças não. Se as duas sentenças tivessem o mesmo sentido/significado, as três sentenças abaixo seriam equivalentes.

(c) Curitiba é a capital do paraná
(d) Curitiba é Curitiba
(e) A capital do Paraná é a Capital do Paraná

Observe que somente (c) é informativa, mas (d) e (e) são tautológicas.

Informativa, tautológica? Ah! isso é assunto para outro post! O que posso dizer, por ora, é que somente (c) diz algo 'novo'. Ou que somente a (c) podemos atribuir um conceito verdade, isto é, dizer se é verdadeiro ou falso.

A idéia desse post era a de exercitar minha capacidade de relembrar minhas aulas e leituras sobre semântica. Falando em lembrar, o pai desta distinção deve ser Gottlob Frege.

Para saber mais:
Cherchia, Gennaro.  Semântica. Eduel/Unicamp, 2003. Trad. R.Ilari, L.Negri. L.A.Pagani
FREGE, Gottlob. (1982). Sobre o Sentido e a Referência. In: Lógica e Filosofia da Linguagem. São Paulo, Cultrix/Edusp, 1978.


Abraços,

Alt+F4

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Novo novo visual...

Olá, pessoal
Estou numa batalha por uma cara nova para meu blog, enquanto eu não encontrar, estarei de greve. Não escreverei mais nada que valha um feed! Necas!!!
Meu blog está em greve (melhor) até que seu dono seja capaz de fazer dessa bagaça algo agradável...
enfim, algo que valha O FEED!!!
Enquanto isso, na sala de justiça... eu fico ruminando idéias escrevíveis...





té+

Alt+F4

sábado, 30 de janeiro de 2010

Mudei a cor...

...para demonstrar que há movimento por aqui! Lembre-se de que os movimentos são motivados, pois as operações são greed!

 Você pode opinar. Estou pensando em chegar a uma nova cara pra 2010! Ah!... cara do blog, claro! A minha é mais difícil!

Abraços

Alt+F4

O retorno!

Depois de um tempo de silêncio, esse blog precisa blogar. Blog que não blog não vira! Que é que vai querer visitar um blog cuja página é eternamente a mesma! Não quero que meu blog seja isso. Não! Não mesmo! Mas também não quero que este blog blogue demais, que daí... pô... vira muito, e não há cristo que acompanhe!

Sendo assim, vou procurar fazer com que ele continue sendo o que é...

Então, para fechar, esse blog quero que ele seja o início e o fim: fim das férias e começo do ano. E como disse Miguel Sanches Neto em crônica desta semana, "o melhor da viajem é o sonho da viagem", quero dizer que o melhor do ano, é o sonho do ano! Sonho com um 2010 completo, repleto, pleno, escaleno; vou estudar muito, muito mesmo e trabalhar muito também! Que venha!!!

Além disso, fora do mundo acadêmico, vem aí a Eduarda para se juntar ao seio familiar, para acompanhar a irmã, Djohana, e fazer crescer a família Carreira. Viu! 2010 vai ser assim: 10!...  10 assim!

Abraços a todos!

Ah! Espere!!! Para a crônica do Miguel, clique aqui!

Alt+F4

Esse ano já começou doido...

Nossa, 2010 já está corrido... e nem começou!
Cheio de decisões complicadas e grandes,
Espero fazer as escolhas certas!

Alt+F4

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

2010

Que dois 2010 seja o que ele já é por seu próprio nome 10!
Esse ano promete!

Felicidades a todos nós!!!

Alt+F4

domingo, 13 de dezembro de 2009

Que correria!!!...

Final de ano é assim: exames finais, provas, notas, livros,
Correções, livros, amigo secreto, correções, abraços, digitação de notas,
Choradeira, correções, pizza com a turma de francês, provas,
Digitação de nota, plano de viagem, livros, filha no ballet, notas,
Correções, presentes, correções, só um décimo,  filha aprovada na escola,
Dois décimos, aprovação, aprovação no doutorado, Alegria, mulher Grávida, correções, batimentos
Choradeira, reprovação, provação, pulos, gritos, aprovação! Nem pude festar ainda!

Ovação, provação, reprovação, aprovação, comprovação, provação!

Alt+F4